sexta-feira, 25 de março de 2011

Cantinho das gostosuras

PIPOCA, UM LANCHE NUTRITIVO E SAUDÁVEL
Imbatível no cinema e garantia de sucesso nas festas infantis, a pipoca oferece muitas vantagens para quem optar por ela.

Afinal, trata-se de um cereal integral que reúne muitas propriedades. Para quem tem diabetes, pode servir como uma aliada no controle da glicemia e na prevenção de complicações – além de ser
saborosa.
“A pipoca é um alimento nutritivo, prazeroso e que traz saciedade. Não passa por nenhum processo de refinação industrial. A primeira vantagem é a alta quantidade de fibras. Isto é algo muito benéfico para o controle glicêmico” - afirma a nutricionista da ADJ, Maristela Bassi Strufaldi.
O fundamental para que seja uma aliada na dieta é sua forma de preparo. Quando preparada com pouca gordura, a pipoca pode auxiliar no equilíbrio alimentar, esclarece a especialista.
Previne a Ansiedade
Por causa da presença de vitaminas do complexo B, o milho ajuda a tonificar o estômago, a prevenir a ansiedade e a melhorar a digestão.
Já a vitamina A atua na proteção do globo ocular. Além disso, a luteína e zeaxantina (outras substâncias presentes) também ajudam a melhorar a visão, prevenindo a catarata e beneficiando diretamente quem tem diabetes.
A alta quantidade de antioxidantes colabora para diminuir o risco de distúrbios cardiovasculares. Quantidades consideráveis de zinco, potássio e fósforo também estão presentes.
“Os nutrientes preservam-se no milho, mesmo quando ele estoura e se transforma em pipoca” – lembra a nutricionista Maristela.

Carboidratos
Rica em carboidratos, a pipoca não deve assustar o paciente com diabetes, desde que ele mantenha uma dieta equilibrada.
“Uma xícara de chá de pipoca, sem óleo, contém 30 calorias. Quem faz contagem de carboidrato e está em dia, pode comer, por exemplo, até uma quantidade equivalente a três xícaras de pipoca como um lanche da tarde” – ensina.
Embora nutritiva, não chega a equivaler a uma refeição completa. O melhor é comê-la como um saudável lanche da tarde, adverte Maristela Strufaldi.
Preparando a Pipoca de Forma Saudável:
O segredo para que ela seja sempre um alimento saudável está nos seus acompanhamentos e na forma de preparo.
Microondas: Deve-se evitar a pipoca industrializada de microondas por conter gordura hidrogenada e muito sódio. A versão light é tolerada.
Óleo: Convém usá-lo o mínimo possível. Na preparação caseira, com a panela, a nutricionista lembra que não é necessário que os grãos fiquem totalmente cobertos. Pode ser de soja, girassol ou canola (esse último é o mais saudável)

Doce ou caramelizada: Melhor evitar. A quantidade de calorias dobra em relação à pipoca salgada.
Manteiga: Recomenda-se que seja substituída por margarina light, ou por azeite.
Evitar: Tempero pronto; bacon; leite condensado e chocolate.
Bebidas: Refrigerantes light e diet podem acompanhar o lanche. Entre os sucos, os de baixo teor calórico são ideais, como os de limão, abacaxi, maracujá e melão.
Receita
Pipoca caseira de microondas sem gordura

Coloque o milho (cerca de meia xícara) e um pouco de sal dentro de um saquinho de papel de pão. Feche-o, evitando a entrada de ar. Coloque-o deitado no microondas por cerca de quatro minutos. Depois de pronto, abra o saquinho com cuidado por causa do vapor que vai se formar.


Então, não é uma boa notícia? Para quem ama pipoca mas ficava preocupado apenas com as calorias ... SEUS PROBLEMAS ACABARAM!!!



ATÉ A PRÓXIMA SEMANA!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário